Bahia contesta e faz duras críticas a pesquisa sobre torcidas do Brasil

17 de dez. de 2012

Levantamento do Instituto Datafolha coloca torcidas de Bahia, Vitória e Portuguesa empatadas em 12º lugar.

marcelo guimarães filho (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com) A pesquisa do instituto Datafolha sobre o tamanho das torcidas do Brasil, divulgada no último sábado, desagradou o Bahia. Com Flamengo e Corinthians no topo, com 16%, o levantamento traz o Tricolor baiano em 12º lugar, com 1% da preferência dos entrevistados, empatado com Fluminense, Portuguesa e Vitória.
Na tarde desta segunda-feira, o clube baiano divulgou uma nota em seu site oficial, na qual faz duras críticas à pesquisa Datafolha. A nota afirma que ‘evidentemente todos sabem que não seria possível’ colocar as torcidas de Bahia, Portuguesa e Vitória no mesmo patamar.
- Nem mesmo as torcidas da Lusa e do Rubro-Negro baiano acreditam nesta hipótese – diz o texto.
Para o presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho, a pesquisa não reflete a realidade do tamanho da torcida do Bahia.
- Não podemos levá-la em consideração. Em 2011, tivemos a segunda melhor média de público da Série A. Em 2012, ficamos em quinto. Também tivemos o maior índice de crescimento em venda de pay per view. Estes são apenas dois indicadores da força da torcida do Bahia, que é reconhecida em todo o Brasil – diz o cartola.
Confira abaixo a íntegra da nota oficial do Tricolor de Aço.
“Apesar de respeitar o Instituto Datafolha, organização ligada ao Grupo Folha, a diretoria do Esporte Clube Bahia sente-se na obrigação de contestar a última pesquisa sobre os tamanhos das torcidas brasileiras, na qual a torcida tricolor aparece na 12ª colocação, com apenas 1% dos entrevistados declarando-se torcedores do Esquadrão de Aço.
Segundo a pesquisa do Datafolha, a torcida do Bahia estaria empatada com as da Portuguesa-SP e a do Vitória-BA, o que evidentemente todos sabem que não seria possível e nem mesmo as torcidas da Lusa e do Rubro-Negro baiano acreditam nesta hipótese.
Entendemos que cada pesquisa e instituto tem os seus critérios e métodos de aferimento, mas fica impossível considerar plausível este resultado, já que temos outros inúmeros indicadores que comprovam a imensidão da Nação Tricolor. “Esta pesquisa não reflete a realidade do tamanho da torcida do Bahia e não podemos levá-la em consideração. Em 2011, tivemos a segunda melhor média de público da Série A. Em 2012, ficamos em quinto. Também tivemos o maior índice de crescimento em venda de pay per view. Estes são apenas dois indicadores da força da torcida do Bahia, que é reconhecida em todo o Brasil”, comentou o presidente, Marcelo Guimarães Filho.
O Esporte Clube Bahia espera que o Datafolha aprofunde os seus métodos de pesquisa na próxima vez em que for abordar este tema, para que o resultado não fique tão longe da realidade, o que acaba arranhando a imagem e credibilidade desta nobre instituição”.
Confira abaixo o resultado completo:
1 - Flamengo: 16%
1 - Corinthians: 16%
3 - São Paulo: 9%
4 - Palmeiras: 7%
5 - Vasco: 5%
6 - Grêmio: 4%
7 - Cruzeiro: 3%
7 - Santos: 3%
9 - Internacional: 2%
9 - Atlético-MG: 2%
9 - Botafogo: 2%
12 - Fluminense: 1%
12 - Bahia: 1%
12 - Vitória: 1%
12 - Portuguesa: 1%

Nenhum: 23%

Fonte: http://globoesporte.globo.com/ba/

 

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Por Dentro Do Jogo - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger